Enconcil Engenharia

Artigos
A economia do desperdício
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator
Qua, 06 de Março de 2013 17:50

Todos nós sonhamos com a casa dos nossos sonhos, detalhes que sonhamos, com ambientes com nosso jeitinho
O Projeto Minha casa Com minha cara nasceu do entendimento de um grupo de empresas de projeto de alta qualidade (arquitetura, civil, elétrica e Hidráulica) tendo o objetivo de diminuir os desperdícios cometidos em excesso na construção civil do Brasil. Chega-se a afirmar que com a quantidade de materiais e mão-de-obra desperdiçados em três obras, é possível a construção de outra idêntica, ou seja, o desperdício atingiria um índice de 33%.
Existem várias formas de desperdícios que vão desde a falta de projetos adequados na construção aliado a falta de cuidado na quantidade e qualidade dos materiais ao retrabalho (refazer serviço executado).


Causas comuns que ocasionam desperdícios na construção:

- Falta de objetividade e praticidade da arquitetura: Um bom projeto de arquitetura prevê vários fatores como circulação de ar, incidência do sol, aproveitamento do perfil do terreno evitando cortes, aterros e obra de infra estruturas complexas e caras e etc;

- Super dimensionamento (uso de material bem maior que o necessário) em cabos, fios, ferro e aço nas estruturas, excesso de pilares ou em trechos menores que o necessário deixando a arquitetura final carregada.

- Sub dimensionamento (uso de material bem menor que o necessário) em cabos, fios, ferro e aço nas estruturas, que ocasionam trincas em paredes, lajes e vigas intratáveis tendo que ser refeito.

Outros desperdícios que não fazem parte das estatísticas são os ocorridos no dia a dia de funcionamento normal da casa como gastos com pinturas, energia e água.

E outros tantos desperdícios fazem que no Brasil qualquer obra precise ter uma caçamba de entulho estacionado em sua porta.

Última atualização em Sex, 10 de Maio de 2019 17:56
 
Memória de Cálculo
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator
Qua, 06 de Março de 2013 17:26

OS CÁLCULOS ALTAMENTE TÉCNICOS E AS APROVAÇÕES

COMO A REDE DE CÂMERAS DE UMA CIDADE PODE INTERROMPER O FORNECIMENTO DE ENERGIA

OS DESENVOLVIMENTOS DE NOVOS SERVIÇOS E PRODUTOS QUE SÃO OFERTADOS AOS CONSUMIDORES SÃO EM VELOCIDADES MUITAS VEZES MAIORES QUE AS DE MATERIAIS E PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL EM GERAL.

AS CONCESSIONÁRIAS ENTRE TODAS AS SUAS FUNÇÕES TÊM A OBRIGAÇÃO DE GARANTIR O SUPRIMENTO DE SEUS SERVIÇOS COM QUALIDADE PREVISTAS EM NORMAS E LEIS PARA NÃO SOFRER AS SANÇÕES PREVISTAS PELAS ÚLTIMAS.

PARA GARANTIR SUAS OBRIGAÇÕES ÀS CONCESSIONÁRIAS COMO ELETROPAULO, CEB, CEMIG, CELTINS, CELG, CPFL, ELEKTRO, SANASA, SABESP, SANEBAVI, DAEV, CODAU, CAESB, TELEFÔNICA, BRASILTELECOM, CTBC, VIVO, CLARO, OI ADMINISTRAÇÃO DE PREFEITURAS E DISTRITOS E ETC LEGISLAM SOBRE OS PROJETOS DOS EMPREENDIMENTOS EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.

APARECEM FATORES IMPREVISTOS COMO O EFEITO DA TRAÇÃO DOS CABOS DE FIBRA ÓPTICA DAS CÂMERAS DO CIRCUITO DE TELEVISÃO INSTALADOS NOS POSTES DA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA NAS RUAS DE UM MUNICÍPIO. COMO SABER SE ESTE PESO EXTRA SOMADO COM OS DO CABO DE ENERGIA, COM OS CABOS DE TELEFONIA E DE TV A CABO NÃO TRARÃO A RUÍNA DO POSTE. QUAIS SÃO OS FATORES (EXTRA PESO ESPECÍFICO) QUE ENVOLVEM ESTE CÁLCULO. COMO FAZER A VERIFICAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ANTENAS EM POSTES, PRÉDIOS E ESTRUTURAS. OS CÁLCULOS ESTRUTURAIS DE POSTES FUNDIDOS NOS LOCAIS. DE POSTES DE TRANSMISSÃO INSTALADOS EM LAJES. QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS APTOS AOS CÁLCULOS.

EXISTEM EFEITOS DANOSOS IMPOSTOS POR INSTALAÇÕES DE EQUIPAMENTO / MÁQUINAS QUE DESQUALIFICA, POR EXEMPLO A QUALIDADE DE TENSÃO DE UMA LINHA DE DISTRIBUIÇÃO. EFEITOS ESTES QUE SE NÃO REGULARIZADOS PELO PROPRIETÁRIO LHE CAUSARÁ ALTOS CUSTOS PROVENIENTES DE MULTAS DAS CONCESSIONÁRIAS. EFEITOS ESTES CORRIGIDOS POR BALANCEAMENTO, REGULAGEM, AFERIÇÃO, CALIBRAÇÃO E SELETIVIDADE DE RELÊS DISJUNTORES DISPOSITIVOS. CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA, TAP TRANSFORMADOR SUBESTAÇÃO TRANSFORMADORA, CABINE DE BARRAMENTO. SELETIVIDADE DE CURTO CIRCUITO.

A HABILIDADE E ALTO CONHECIMENTO TÉCNICO PARA CÁLCULOS E APROVAÇÕES COMO EXEMPLO PROJETO DE ALTA TENSÃO EM CORRENTE CONTINUA OU CORRENTE ALTERNADA; EM MÉDIA TENSÃO; RESOLUÇÃO DA ANEL 398 23/03 EFEITOS NOCIVOS ELOTROMAGNÉTICO DA ALTA TENSÃO NO SER HUMANO, LEI 11934-515/09; PROJETO DE CENTRO CIRÚRGICO; CÁLCULO DE ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO; CÁLCULO DE ESTRUTURA EM AÇO; REFORÇO DE ESTRUTURA; VERIFICAÇÃO DE ESTRUTURA DE PRÉDIO EXISTENTE PARA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS; CÁLCULO DE BASES DE ANTENAS PARA SITES DE TELECOMUNICAÇÃO; VERIFICAÇÃO DE SOLIDARIZAÇÃO E ESTABILIDADE DE ANTENAS A SER INSTALADAS EM PRÉDIOS EXISTENTES; NÃO SÃO ADQUIRIDAS DE UM LIVRO OU UM CURSO DE ENGENHARIAS.

É NECESSÁRIO UM TIME DE PROFISSIONAIS EXPERIENTES E BEM ENTROSADOS DEDICADOS AO ESTUDO DA ENGENHARIA E SUA EVOLUÇÃO PARA GARANTIR A TRANQÜILIDADE QUE AS CONCESSIONÁRIAS EXIGEM;

Última atualização em Sex, 10 de Maio de 2019 17:56
 
Aprovações
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator
Qua, 06 de Março de 2013 17:23

As leis e os entraves na produção

Para qualquer empresa produzir é necessário o emprego de mão de obra. Para garantir conforto, qualidade de vida, minimizar acidentes dos trabalhadores é que o Ministério do Trabalho e Emprego impõem as Normas regulamentadoras como por exemplo a NR 10 que discorre sobre a relação do trabalhador e as instalações elétricas.

A aplicação das NR’s publicadas pelo MTE são de emprego obrigatório e imediato, estando à empresa infratora sujeita à fiscalização de Auditor Fiscal do Ministério Trabalho e, no caso da NR 10, embargo ou interdição das instalações elétricas, seja em etapa de obra, execução, manuseio ou manutenção. As penalidades, inclusive multas, serão aplicadas conforme NR 3 e 28. A observância das Normas Regulamentadoras (NR’s) da SSST não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que sejam incluídas em códigos de obras e regulamentos sanitários dos estados e municípios e oriundas de convenções ou acordos coletivos e aplicam-se também aos trabalhadores avulsos, às entidades ou às empresas que lhes tomem serviço.

Devem ser adotadas medidas de segurança das atividades elétricas, adequando-as à rotina da empresa. Essas ações são necessárias objetivando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, como:

• Medidas de Proteção Coletiva.
• Medidas de Proteção Individual,
• Medidas de Projeto:
• Habilitação, qualificação e Autorização dos trabalhadores:
• Sinalização de Segurança:
• Procedimento de trabalho:
• Situação de Emergência:
• Responsabilidade:

Para que em inspeção a empresa, os fiscais do MTE não interditem parcial ou totalmente é que se faz necessário o acompanhamento das implantações destas normas.

Última atualização em Sex, 10 de Maio de 2019 17:57
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>
Página 2 de 2