Enconcil Engenharia

O desenvolvimento de materiais, técnica x aplicabilidade

O novo desafio da Engenharia: Desenvolvimento de mão de obra e crenças populares;
Ao contratar um profissional / empreiteiro para execução de serviços de engenharia leva-se em consideração em geral, valores e também seus conhecimento técnico.
Ao investidor / proprietário parte-se da premissa que a repetição das execuções dos serviços contratados levam, a princípio, à acertos. Nenhuma pessoa /empresa ao decidir investir em um produto / obra quer ser uma “cobaia” de novos materiais ou técnicas.

Por outro lado técnicos / engenheiros / professores, pesquisadores e cientistas em busca do ideal / perfeccionismo desenvolvem novos métodos construtivos ou de instalações ou novos dispositivos ou novos materiais como exemplo:


- Fibra ótica em CPD; cabos estruturado de dados e voz; rede de computadores;
- Monitoramento de câmeras (CFTV); Audio e vídeo, tecnologia subwoofer; Antenas parabólicas para TV via satélite; Apontamento de antenas;Reparo de equipamentos de telecomunicação;
- Busway; eletrocalhas eletrificadas, Pipe rack ;
- Leitura ótica e remota de medidores de energia e água;
- Sistemas de Bombas de recalque de esgoto, água pluvial / servida, água consumo em sistemas de bombas em paralelo ou em série; Estação de tratamento de esgoto, estação de recalque de esgoto;
- Materiais e Projetos específicos em área classificada (a prova de explosão); áreas com risco de explosão como gases em suspensão, tintas, marítimas, Projeto SPDA em envasadoura de gás;
- Pequenas centrais hidrelétricas e geração por biodigestor;
- Materiais e Projetos de rede de Sprinklers, Gás Halon, Gás CO2, Detecção, dectetor de fumaça óptico, detector termovelocimétrico,detector ultravioleta, extintores e alarmes;
- Instalações industriais hospitalares, ar comprimido, gases medicinais e gases industriais

ESTES MATERIAIS E TÉCNICAS ESBARRAM NA RESISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS APLICADORES, EMPREITEIROS QUE NA SUA GRANDE MAIORIA NÃO ESTÃO ABERTOS A NOVOS APRENDIZADOS. EM SUAS CRENÇAS, NÃO ENXERGAM UMA NOVA TÉCNICA QUE PODE SER TRADUZIDO EM NOVAS PERSPECTIVAS, MAS SIM EM “DESPERDÍCIO” DE TEMPO PARA FAZER O QUE NÃO SABEM. MUITAS VEZES TENTAM DESCARACTERIZAR O MATERIAL / PROJETO / TÉCNICA PARA TENTAR NÃO FAZÊ-LO.
MONTA-SE UM IMBRÓGLIO. POR UM LADO PROFISSIONAIS QUE DEDICARAM ANOS AO ESTUDO E AO CONHECIMENTO, DE OUTRO LADO PROFISSIONAIS QUE DEDICARAM ANOS A TRABALHAR DA MESMA FORMA. NÃO SE ENGANE QUE MUITO DAS VEZES O INVESTIDOR / PROPRIETÁRIO TENDE AO EMPREITEIRO.
O GRANDE DESAFIO DOS ENGENHEIROS SÃO INTRODUZIR OS MATERIAIS E TÉCNICAS PREPARANDO E TREINANDO NOVOS PROFISSIONAIS. NOVOS PROFISSIONAIS ESTES, QUE SEM VÍCIOS, PODERÃO ADQUIRIR CONHECIMENTOS PARA ESTA “NOVA ETAPA” DA ENGENHARIA COMO FOI, POR EXEMPLO, A ALVENARIA COM BLOCO ESTRUTURAL.